Esta atividade será realizada com os
alunos da EJA, da Escola Dr. Jahyr Lopes, sob a responsabilidade da
professora Rosiméri Müller Collet Jorge, no turno vespertino, num
período aproximadamente de quinze dias.
No decorrer deste projeto os alunos
trabalharão com jogos e atividades que os levem a refletir, pensar,
calcular, escrever, se locomover. As atividades serão hora jogos
confeccionados e também jogos utilizando o laboratório de
informática.
Justificativa
Trabalho com a Educação de Jovens e
Adultos e percebo na turma uma certa dificuldade no raciocínio.
Alguns dos alunos possuem dificuldades cognitivas, outros motora e
tenho também alunos com Síndrome de Down.
Pensando em tornar as aulas mais
prazerosas e produtivas, optei por trabalhar com jogos e desafios em
alguns momentos das aulas e percebi uma boa aceitação, então por
que não levá-los a pensar usando este recurso?
Objetivos
* Desenvolver jogos e desafios que
levem os alunos a desenvolver seu raciocínio;
* Trabalhar a percepção visual;
* Instigar a identificação de
cédulas do nosso Sistema Monetário;
* Incentivar o estudo da tabuada;
* Favorecer a compreensão do valor
posicional na sequência numérica.
Desenvolvimento
No decorrer de quinze dias,
aproximadamente desenvolverei o projeto fazendo registros através de
fotos e vídeos, tentando seguir o seguinte cronograma:
1º Dia
Desafio do Tapete Numérico
Os alunos ajudarão na confecção do
tapete numérico, onde será desenhado um percurso de “casas”, do
0 ao 100.
Depois, em duplas, um aluno andará
no tapete e outro lançará os dados contendo os números e outro
contendo os sinais de +,-, x, ambos tendo que calcular a resposta
para avançar ou recuar no tapete, o resultado das operações.
Abaixo, alunos trabalhando na confecção do tapete
Abaixo, alunos trabalhando na confecção do tapete
Alunos desenvolvendo o jogo,enquanto um anda sobre o tapete, outro joga os dados. |
2º Dia
Jogos online
Resolver situações nos jogos online
no laboratório de informática. Os alunos acessarão os programas
educacionais e trabalharão com os jogos multidisciplinares da série
educacional (Gcompris) e também acessarão a internet, explorando os
sites de jogos no telecentro Paranavegar.
3º Dia
Jogo do Mercado Imobiliário
Em duplas, os alunos participarão do
jogo do Mercado Imobiliário, tendo que comprar propriedades,
identificar cédulas e calcular pagamentos e trocos.
4º Dia
Desafio das Operações
5º Dia
Jogo das Fichas Coloridas
No jogo das Fichas Coloridas, os
alunos serão distribuídos em equipes e trabalharão com fichas
coloridas sendo que nunca poderão ficar com dez fichas da mesma cor,
tendo que trocá-las pela cor correspondente:
- 10 fichas cinzas = 1 ficha
amarela
- 10 fichas amarelas = 1 ficha verde
- 10 fichas verdes = 1 ficha azul
Os alunos utilizarão dados onde
terão que somar os resultados e trocar as fichas de acordo com a cor
correspondente. Também haverão rodadas de subtração e
multiplicação.
6º Dia
Batalha Naval da Tabuada
Os alunos em equipes, ditarão uma
letra e um número para outra equipe e estes terão que descobrir o
resultado daquela multiplicação, pontuando cada vez que tiverem um
resultado positivo.
7º Dia
Material Dourado
Organizar os alunos em equipes e
trabalhar com fichas enumeradas de 0 a 9, pedindo para que cada grupo
tire 10 sequências de 3 algarismos.
O resultado destes terá que ser
representado com o material dourado, ilustrado no caderno e escrito
por extenso o valor do numeral.
8º Dia
Quebra-cabeça de Operações
Os alunos, individualmente, terão
que resolver a operação de sua ficha para localizar e colocar a
peça em seu devido lugar no painel de resultados do quebra-cabeça.
9º Dia
Elaboração de Situações
Problemas
Distribuir operações aos alunos e
estes terão que formular uma situação onde terão que utilizar
esta operação na resolução da mesma.
10º Dia
Bingo de Numerais
Realizar um bingo de numerais nas
dependências da biblioteca Cidadã, com rodadas valendo prêmios
arrecadados por alunos e professores.
Avaliação
A avaliação ocorrerá no decorrer
do projeto, de acordo com a resolução das atividades diárias.
Recursos
Humanos
Professores, alunos, instrutores,
bibliotecária, estagiária.
Físicos
Sala de aula da Escola Municipal
Jahyr Lopes, Laboratório de Informática, Telecentro Paranavegar e
Biblioteca Cidadã.
Materiais
Computadores, câmera fotográfica,
vídeos, fotografias, material dourado, fichas coloridas, dados de
quantidades e sinais, quebra-cabeça de operações, jogo do Mercado
Imobiliário, tabuleiro móvel das tabuadas, roleta e cartelas de
bingo, papel bobina, pincel atômico, caneta, caderno, lápis,
borracha.
Encerramento
Fizemos o encerramento com um pequeno coquetel após o jogo do bingo, com a participação dos alunos e, funcionários do telecentro e biblioteca e também com a presença da Coordenadora da EJA, Marialba Briski.
Foi um projeto bastante proveitoso pois pude perceber o interesse dos alunos que resolviam as atividades com bastante entusiasmo.
Encerramento
Fizemos o encerramento com um pequeno coquetel após o jogo do bingo, com a participação dos alunos e, funcionários do telecentro e biblioteca e também com a presença da Coordenadora da EJA, Marialba Briski.
Foi um projeto bastante proveitoso pois pude perceber o interesse dos alunos que resolviam as atividades com bastante entusiasmo.
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