DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO

-->Introdução
Esta atividade será realizada com os alunos da EJA, da Escola Dr. Jahyr Lopes, sob a responsabilidade da professora Rosiméri Müller Collet Jorge, no turno vespertino, num período aproximadamente de quinze dias.
No decorrer deste projeto os alunos trabalharão com jogos e atividades que os levem a refletir, pensar, calcular, escrever, se locomover. As atividades serão hora jogos confeccionados e também jogos utilizando o laboratório de informática.

Justificativa
Trabalho com a Educação de Jovens e Adultos e percebo na turma uma certa dificuldade no raciocínio. Alguns dos alunos possuem dificuldades cognitivas, outros motora e tenho também alunos com Síndrome de Down.
Pensando em tornar as aulas mais prazerosas e produtivas, optei por trabalhar com jogos e desafios em alguns momentos das aulas e percebi uma boa aceitação, então por que não levá-los a pensar usando este recurso?

Objetivos
* Desenvolver jogos e desafios que levem os alunos a desenvolver seu raciocínio;
* Trabalhar a percepção visual;
* Instigar a identificação de cédulas do nosso Sistema Monetário;
* Incentivar o estudo da tabuada;
* Favorecer a compreensão do valor posicional na sequência numérica.

Desenvolvimento
No decorrer de quinze dias, aproximadamente desenvolverei o projeto fazendo registros através de fotos e vídeos, tentando seguir o seguinte cronograma:

1º Dia
Desafio do Tapete Numérico
Os alunos ajudarão na confecção do tapete numérico, onde será desenhado um percurso de “casas”, do 0 ao 100.
Depois, em duplas, um aluno andará no tapete e outro lançará os dados contendo os números e outro contendo os sinais de +,-, x, ambos tendo que calcular a resposta para avançar ou recuar no tapete, o resultado das operações.

Abaixo, alunos trabalhando na confecção do tapete





Alunos desenvolvendo o jogo,enquanto um anda sobre o tapete, outro joga os dados.


2º Dia
Jogos online
Resolver situações nos jogos online no laboratório de informática. Os alunos acessarão os programas educacionais e trabalharão com os jogos multidisciplinares da série educacional (Gcompris) e também acessarão a internet, explorando os sites de jogos no telecentro Paranavegar.







3º Dia
Jogo do Mercado Imobiliário
Em duplas, os alunos participarão do jogo do Mercado Imobiliário, tendo que comprar propriedades, identificar cédulas e calcular pagamentos e trocos.




4º Dia
Desafio das Operações
Os alunos resolverão desafios de operações de acordo com o seu nível, em equipes.




5º Dia
Jogo das Fichas Coloridas
No jogo das Fichas Coloridas, os alunos serão distribuídos em equipes e trabalharão com fichas coloridas sendo que nunca poderão ficar com dez fichas da mesma cor, tendo que trocá-las pela cor correspondente:
- 10 fichas cinzas = 1 ficha amarela
    • 10 fichas amarelas = 1 ficha verde
    • 10 fichas verdes = 1 ficha azul
Os alunos utilizarão dados onde terão que somar os resultados e trocar as fichas de acordo com a cor correspondente. Também haverão rodadas de subtração e multiplicação.







6º Dia
Batalha Naval da Tabuada
Os alunos em equipes, ditarão uma letra e um número para outra equipe e estes terão que descobrir o resultado daquela multiplicação, pontuando cada vez que tiverem um resultado positivo.



7º Dia
Material Dourado
Organizar os alunos em equipes e trabalhar com fichas enumeradas de 0 a 9, pedindo para que cada grupo tire 10 sequências de 3 algarismos.
O resultado destes terá que ser representado com o material dourado, ilustrado no caderno e escrito por extenso o valor do numeral.





8º Dia
Quebra-cabeça de Operações
Os alunos, individualmente, terão que resolver a operação de sua ficha para localizar e colocar a peça em seu devido lugar no painel de resultados do quebra-cabeça.








9º Dia
Elaboração de Situações Problemas
Distribuir operações aos alunos e estes terão que formular uma situação onde terão que utilizar esta operação na resolução da mesma.


10º Dia
Bingo de Numerais
Realizar um bingo de numerais nas dependências da biblioteca Cidadã, com rodadas valendo prêmios arrecadados por alunos e professores.



Avaliação
A avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, de acordo com a resolução das atividades diárias.

Recursos
Humanos
Professores, alunos, instrutores, bibliotecária, estagiária.
Físicos
Sala de aula da Escola Municipal Jahyr Lopes, Laboratório de Informática, Telecentro Paranavegar e Biblioteca Cidadã.
Materiais
Computadores, câmera fotográfica, vídeos, fotografias, material dourado, fichas coloridas, dados de quantidades e sinais, quebra-cabeça de operações, jogo do Mercado Imobiliário, tabuleiro móvel das tabuadas, roleta e cartelas de bingo, papel bobina, pincel atômico, caneta, caderno, lápis, borracha. 

Encerramento 
Fizemos o encerramento com um pequeno coquetel após o jogo do bingo, com a participação dos alunos e, funcionários do telecentro e biblioteca e também com a presença da Coordenadora da EJA,  Marialba Briski. 
Foi um projeto bastante proveitoso pois pude perceber o interesse dos alunos que resolviam as atividades com bastante entusiasmo. 



 

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