QUEBRA-CABEÇA DE OPERAÇÕES
Introdução
Esta
atividade foi desenvolvida com alunos de 3º ao 5º ano, visando a
facilitação do raciocínio e a compreensão das multiplicações,
assim como também o estudo das tabuadas. Os educandos montaram um
quebra-cabeça a partir do resultado das operações apresentados e
fizeram uma produção de texto oral sobre a imagem obtida.
Tarefa
Motivar o
estudo da tabuada
Incentivar
o raciocínio na resolução de operações
Desenvolver
a coordenação visual e motora
Trabalhar
a produção de texto oral, com conteúdo coerente com a imagem
obtida.
Resgatar
o respeito por diferentes opiniões
Processo
Os alunos
foram distribuídos em equipes de quatro alunos de diferentes níveis.
As equipes receberam peças do quebra-cabeça contendo as operações
a serem resolvidas pela equipe. Após a correção de um membro da
equipe, os outros corrigem as suas operações pela do colega e
procuram os resultados das operações no painel, onde deverão
colocar a peça com a imagem voltada para cima. Após o quebra-cabeça
completo, produzir um texto oralmente sobre a imagem obtida.
Recursos
Calendário
com imagens
Cartolina
Lápis
Borracha
Borrão
Tabuada
Avaliação
Foi
realizada no decorrer das atividades observando o interesse e a
participação dos alunos.
Conclusão
Pude perceber que independentemente de ano ou nível, os alunos gostaram da atividade e desenvolviam com a maior atenção para poder encontrar o resultado no painel. Isto incentivou o estudo da tabuada, pois não queriam perder tempo procurando o resultado e passaram a estudar mais para saber de cor e montar antes as suas peças no quebra-cabeça.
Pude perceber que independentemente de ano ou nível, os alunos gostaram da atividade e desenvolviam com a maior atenção para poder encontrar o resultado no painel. Isto incentivou o estudo da tabuada, pois não queriam perder tempo procurando o resultado e passaram a estudar mais para saber de cor e montar antes as suas peças no quebra-cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário