Quebra-cabeça de operações

QUEBRA-CABEÇA DE OPERAÇÕES
 
Introdução
Esta atividade foi desenvolvida com alunos de 3º ao 5º ano, visando a facilitação do raciocínio e a compreensão das multiplicações, assim como também o estudo das tabuadas. Os educandos montaram um quebra-cabeça a partir do resultado das operações apresentados e fizeram uma produção de texto oral sobre a imagem obtida.

Tarefa
 Motivar o estudo da tabuada
Incentivar o raciocínio na resolução de operações
Desenvolver a coordenação visual e motora
Trabalhar a produção de texto oral, com conteúdo coerente com a imagem obtida.
Resgatar o respeito por diferentes opiniões

Processo
Os alunos foram distribuídos em equipes de quatro alunos de diferentes níveis. As equipes receberam peças do quebra-cabeça contendo as operações a serem resolvidas pela equipe. Após a correção de um membro da equipe, os outros corrigem as suas operações pela do colega e procuram os resultados das operações no painel, onde deverão colocar a peça com a imagem voltada para cima. Após o quebra-cabeça completo, produzir um texto oralmente sobre a imagem obtida.

Recursos
Calendário com imagens
Cartolina
Lápis
Borracha
Borrão
Tabuada

Avaliação
Foi realizada no decorrer das atividades observando o interesse e a participação dos alunos. 

Conclusão
Pude perceber que independentemente de ano ou nível, os alunos gostaram da atividade e desenvolviam com a maior atenção para poder encontrar o resultado no painel. Isto incentivou o estudo da tabuada, pois não queriam perder tempo procurando o resultado e passaram a estudar mais para saber de cor e montar antes as suas peças no quebra-cabeça.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário